Rap coreano em foco: Uma perspectiva histórica.

Não é novidade que a Coreia do Sul tem exportado sua cultura ao redor do mundo. Através do K-Pop, a Onda Hallyu (ou Onda Coreana), desde o início dos anos 90 tem ganhado força. Grupos de renome como H.O.T, DBSK (Descritos pela Billboard como "a realeza do K-Pop")  e a cantora solista BoA ajudaram a espalhar o K-Pop pelo mundo. Outros elementos da cultura coreana ganharam popularidade, como os Doramas (Também conhecido como K-Drama), além de referências de Moda (K-Fashion).

Porém, um novo elemento musical coreano tem ganhado cada vez mais destaque: o Rap coreano (ou como ele é popularmente conhecido na Coreia do Sul: Hangul Hip-Hop). A Illionaire Records (Beenzino, Dok2, The Quiett) teve recentemente uma tour na América do Norte com casa cheia por onde passaram. E o rapper Keith Ape atualmente está fazendo sua carreira nos EUA, depois de atingir mais de 10 milhões de visualizações no YouTube com "It G Ma"


A prova disso é a vinda do rapper Basick (Campeão da última edição do Show Me The Money, programa de sobrevivência dedicado aos rappers coreanos)  para o Brasil, mostrando que o Rap coreano tem ganhado cada vez mais força ao redor do mundo, e nosso país está no mapa! ( https://www.facebook.com/events/516876761804337/)

Agora, vamos ao que interessa: Tudo bem, o Rap coreano tem ganhado força e popularidade através do trabalho duro dos/das rappers, além de realities shows como o Show Me The Money e o Unpretty Rapstar (Teremos postagens dedicadas aos realities logo mais), que tem ajudado a difundir o gênero. Porém, vocês conhecem a história do Rap coreano? Como ele chegou nesse estágio de popularidade? Vamos resumir em 3 fases:

1. Início dos anos 90.

O primeiro registro musical de algo que pode ser considerado "Rap" foi lançado em 1989. Hong Seo-beom [홍서범], um cantor de rock relativamente conhecido na época, gravou uma música chamada Kim Satgat [김삿갓]. A música foi uma grande surpresa e teve uma boa recepção, Hong rimou em cima de uma batida funkeada, porém foi um lançamento experimental, não havendo por parte do artista construir uma carreira relacionada ao Rap. Ele apenas fez uma música em sintonia com o que existia nos EUA. Atualmente não vamos registros do Hong Seo-beom relacionados ao Rap coreano, raramente seu nome é mencionado. Escute Kim Satgat [김삿갓] do Hong Seo-beom abaixo:




Artistas que vieram depois de Hong, e que faziam parte do K-Pop, Seo Taiji & The Boys [서태지], Hyeon Jin-yeong [현진영] e o Lee Hyun-do [이현도] são atualmente mais lembrados como pioneiros do estilo. Seo Taiji transitou por muitos gêneros musicais, já Lee Hyun-do e seu grupo Deux se dedicaram mais ao Hip-Hop.  Nessa performance de Seo Taiji & The Boys de 1995 vemos como o Rap começa a ganhar forma e conteúdo na Coreia do Sul:




2. Final dos anos 90 e início dos anos 2000.

Nesse período começaram a surgir artistas que se dedicaram exclusivamente ao Rap. A denominação "Rapper" começou a ser utilizada para se diferenciarem dentro do cenário musical e demarcando o surgimento do gênero na Coreia do Sul. Porém, dois níveis surgiram dentro do Rap coreano e que se desenvolveram simultaneamente: O "Overground" e o "Underground". Os artistas situados no Overground eram aqueles com oportunidades de participar dos programas de televisão, acesso as rádios, e tinham amplas vendas de discos. Já a denominação Underground, é dada aos artistas independentes, que produzem mixtapes em homestudios, e fazem performances em pequenos clubes, e festas. Tal dualidade permanece até hoje no Rap coreano, onde o termo "Mainstream" é hoje mais utilizado para denominar os artistas que permanecem em evidência na televisão.

Na Coreia do Sul, a indústria musical tinha (e ainda tem) muita influência dos EUA. Com o Rap não foi diferente. O duo Jinusean fizeram um grande sucesso, sendo até hoje o grupo de Rap que venderam mais discos na Coreia. Ambos eram "korean-americans", e eram sintonizados com o que existia de mais atual em termos de Rap além de terem sido produzidos por Yang Hyeon-seok [양현석]) do Seo Taiji and Boys (Hoje o presidente da YG Entertainment) , and Lee Hyun-do, duas figuras essenciais para o desenvolvimento do Rap coreano. Uma outra artista "korean-american" que surgiu nesse mesmo período foi a Tasha (Yoonmirae), sendo a maior estrela do grupo Uptown, sendo considerada por unanimidade na Coreia do Sul como a Rainha do Rap (Ver vídeo abaixo). Seu marido, Tiger JK (Drunken Tiger) também surgiu nesse período, trazendo a estética americana em suas rimas, mesclando inglês e coreano nas mesmas letras. Se Yoonmirae é a Rainha, claro que o Tiger JK seria o Rei.




3. Início dos Anos 2000 até os dias de hoje.

Enquanto os artistas do Mainstream produziam sua musica seguindo a influência direta das tendências vindas dos EUA, no Underground os rappers estavam preocupados em produzir suas músicas com suas próprias características, plantando suas genuínas sementes musicais no solo coreano. Algumas destas tentativas foram cruas e grotescas e, amplamente criticadas, não conseguindo superar o que estava sendo produzido pelos rappers do Mainstream.

Diferente dos EUA, onde o Rap surgiu nos guetos de Nova York enquanto um movimento cultural, sendo um pilar da cultura Hip-Hop, na Coreia do Sul esse processo de crescimento do Rap além do surgimento de uma comunidade, se deu na Internet. Com várias mentes pensando ao mesmo tempo, os membros das comunidades virtuais passaram a se reunir em suas cidades, escutando e debatendo as tracks produzidas nos EUA, e gradualmente foram produzindo os seus próprios trabalhos, socializando-os e fazendo história. Blex, foi o primeiro rapper a lançar, em 1997 um álbum completo de forma totalmente independente, chamado BLEX: Black Sounds, the First Sounds [BLEX: 검은 소리, 첫 번째 소리].  Rappers pioneiros como MC META do grupo Garion, e o DJ Wreckx (Primeiro dj coreano), surgiram nessas comunidades virtuais.  Enquanto os rappers do Mainstream queriam parecer e soar como Rap americano, os rappers do Underground construiram sua própria essência, buscando rimar em sua própria língua. pulando as barreiras linguísticas e culturais.

Uma figura adquiriu uma importância enorme para esse processo da quebra das barreiras linguísticas e garantir um Rap totalmente coreano: Verbal Jint. Enquanto muitos rappers faziam suas letras com rimas mecânicas e totalmente lineares, Verbal Jint começou a organizar suas rimas de uma forma tri-dimensional e progressiva, onde as frases rimavam, sem necessariamente focar em rimas no final das sílabas, assim, Verbal Jint brincou com as possibilidades linguísiticas criando diferentes estruturas de rimas, variando a velocidade e a ênfase a certas palavras. Pode-se dizer que Verbal Jint foi um dos primeiros a explorar a potencialidade do coreano para o Rap (Ver vídeo abaixo):






Assim, os rappers coreanos começaram a expressar seus pensamentos em sua própria língua, e isso trouxe implicações enormes para o Rap, onde suas próprias mensagens, referências e vozes ecoaram. Alguns rappers conseguiram transitar do Underground para o Mainstream, como o grupo CB Mass (Ver vídeo acima), derrubando uma barreira que possibilitou muitos rappers a alcançarem sucesso e venderem seus shows e seus álbuns, e chegamos aos dias de hoje com rappers como Zico (Block B), Dok2, por exemplo, possuindo reconhecimento dentro e fora do Mainstream. 





E assim, chegamos ao fim dessa postagem! O texto é longo, porém é carregado de informações que nos ajudam a entender como o Rap coreano se desenvolveu e chegou a sua forma atual. Lembrando que ele continua passando por um processo evolutivo e várias transformações estão ocorrendo. Ou seja, tem muita coisa boa chegando para a gente ouvir! Gostaram da postagem? Compartilhem nossa postagem no Facebook, e curtam a página do Rap Made In Korea!

REFERÊNCIAS:

[1] http://askakorean.blogspot.com.br/2015/02/whats-real-in-korean-hip-hop-historical.html (Artigo escrito por TK)

[2] http://seoulbeats.com/2014/02/hip-hop-dont-stop/ (Seoul Beats)


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