[ENTREVISTA] Fana (화나).

Olá pessoal, tudo bem?

Anunciamos em nossa página que teríamos uma BOMBA para ser publicada. Temos uma nova entrevista na área! Foi realmente uma honra concretizar esse trabalho, ainda mais com a quantidade de informações relevantes que ela vai trazer durante a leitura de vocês :)

Depois de entrevistas com o Khundi Panda e o Chancey The Glow, ainda em 2015, iniciamos o ciclo de entrevistas de 2016 com um dos artistas mais importantes e influentes no cenário do rap underground coreano, dono de um estilo único, uma técnica incrível, cheio de musicalidade, extremamente versátil. Esse é o Fana! Contemporâneo de nomes como The Quiett, Jerry.K Loquence, Crucial Star, Mad Clown, na lendária Soul Company, possuindo uma grande número de fãs e bastante respeitado dentro e fora da cena. 

A relevância do Fana vai muito além do Rap. Ele é um cara que vive o Hip-Hop, e a sua luta principal é pela sobrevivência da cultura, fazendo com que os artistas tenham um espaço (fazendo as sementes germinarem). Para os artistas independentes, esse tipo de espaço faz toda diferença.

                          

Para quem conhece um pouco do Rap Nacional, o MC Marechal, rapper carioca que vive em Niterói (RJ), desenvolve diversas iniciativas em fomento a cultura Hip-Hop com seu coletivo #VVAR (Vamos Voltar à Realidade). Uma das iniciativas mais conhecidas, é a famosa Batalha do Conhecimento, que tem revelado grandes rappers ao longo de sua existência. Outra iniciativa fantástica do MC Marechal, é o Projeto Livrar, distribuindo livros de autores independentes em seus shows, buscando fomentar a leitura entre os jovens.

Nessa mesma intencionalidade de fazer as sementes crescerem, porém do outro lado do mundo, Fana já organizou mais 60 edições do The Ugly Junction, shows independentes para garantir aos rappers do underground coreano a possibilidade de subir em um palco com uma estrutura digna, e assim, realizarem suas performances. O objetivo único é fazer com que a cultura do Rap continue forte e se perpetue.





Considerando a grande relevância que o Fana possui para o Rap Coreano, entramos em contato com o mesmo, que foi super gentil, mesmo com as barreiras linguísticas. A quantidade de informações incríveis sobre o Rap que ele carrega é impressionante, e em cada linha das respostas, deu para perceber sua paixão pelo Hip-Hop. Nossa entrevista foi feita via e-mail. Confiram!

__________________________________________

(RAP MADE IN KOREA) Olá Fana! É uma honra ter a oportunidade de conversar com você. Talvez alguns de nossos leitores no Brasil não lhe conheça, você poderia fazer uma breve apresentação?

(FANA) Olá! Eu sou Fana Kim, de Gwangmyeong (subúrbio de Seul). Coreano, 30 anos de idade (32 na Coreia). Eu pertenço a algumas crews como Buckwilds, Fresh Avenue (Projeto com o Dj Wegun), 3RDDAN, STONESHIP, entre outras.

(RAP MADE IN KOREA) Em que momento da sua vida você decidiu fazer Rap? O que, ou quem, lhe motivou a ser um rapper?

(FANA) Quando eu tinha 14 anos (idade coreana), existia uma boate chamada "Master Plan" em Seul. Era um lugar pequeno, porém, muitos rappers da primeira geração do Rap coreano performaram naquele palco. Nomes como Garion, Joosuc, Da Crew, Side-B, Ill Skillz, MC Sniper, Honey Family, e muitos outros. Eu particularmente gostei do Dope Boyz Gang. Atualmente poucas pessoas sabem sobre eles. De qualquer modo , logo na primeira vez que eu fui lá, eu decidi que também tinha que fazer isso. Deixo um link para vocês desse tempo.


                          



(RAP MADE IN KOREA) Como foi seu processo de evolução enquanto artista? O que inspirava suas letras quando você começou?

(FANA) Bem, eu não sabia nada como fazer Rap. O Hip-Hop era pouco conhecido na Coreia, e não existia Internet nesses dias, você consegue imaginar? Então eu tive que rimar em cima de algumas poucas fitas cassetes licenciadas ou indo ver alguns shows ao vivo que eram muito difícil de encontrar. No começo, eu escrevia sobre qualquer coisa ao meu redor todo dia. E assim, de alguma maneira, eu finalmente eu encontrei a minha maneira, o meu estilo, a minha voz, as minhas histórias.

(RAP MADE IN KOREA) Suas mixtapes, como "FANAtic", "FANAttitude", "Brain Storm", por exemplo, possuem milhares de plays no YouTube. Um trabalho sólido! Neles, podemos escutar diversas referências a outros gêneros musicais nos instrumentais dos seus trabalhos. Que gêneros musicais você gosta de ouvir?

(FANA) Você sabe, todas experiências musicais ajudaram o meu trabalho. Eu escutei o underground e o hardcore Hip-Hop. Quando eu era mais novo, as vezes escutava Metal Industrial, como Rammstein ou Marilyn Manson, por exemplo. Nestes dias eu tenho escutado Folk, Blues, canções coreanas antigas de Pop, e muitos outros.

(RAP MADE IN KOREA) Você trabalhou com grandes nomes da cena, como The Quiett, Ignito, Mad Clown, Dok2, Deepflow. Como esses rappers ajudaram você a crescer como artista?

(FANA) Eles são meus amigos antigos neste jogo. Então todas as colaborações são naturais. Nós sempre acabamos aprendendo uma ou mais coisas novas nestes trabalhos.

(RAP MADE IN KOREA) E as suas memórias em relação a Soul Company? Você poderia contar como você se juntou a esse coletivo?

(FANA) Eu fui um dos membros fundadores da Soul Company. Antes disso, nos éramos um pequeno grupo chamado "The Bangerz". MC META era o líder do grupo. The Quiett também era um integrante. Kebee, Jerry.K, também eram membros.  Nós éramos jovens, apaixonados, talentosos, e rappers pobres. Em 2004, nós queríamos fazer um álbum de compilação, mas nós não tínhamos o dinheiro suficiente, então, nós nos apresentamos em uma praça para fazer dinheiro suficiente. Foi um trabalho duro, nós precisávamos de mais ou menos 2 milhões de Won (₩), mas nós conseguimos 40.000₩ por performance, algo em torno de uns 130R$. Não sei muito bem sobre os valores da moeda brasileira. Longa história, nós fizemos um álbum chamado "The Bangerz" e de alguma maneira, ao mesmo tempo, fundamos a Soul Company. Para nossa sorte, esse álbum vendeu muito bem sem nenhuma companhia de distribuição. Assim, nós ganhamos uma reputação. E esse foi o nosso primeiro passo.


            

(RAP MADE IN KOREA) Depois disso, como você se juntou a Buckwilds crew? Nós podemos esperar grandes colaborações semelhantes a "Show Stoppers" nesse ano?

(FANA) Bem, eu não algo, talvez sim, talvez não. Mas eu espero colaborações também! Um fato: Buckwilds não é um grupo de música. Nós somos apenas um grupo de amigos baseados no respeito, diversão e loucuras. Eu entrei nessa crew por quê eu perdi em um jogo de dardos. Eu estou falando sério.


          


(RAP MADE IN KOREA) Alguns dos membros da Buckwilds, como o Hanhae, Lil Boi, TakeOne, Andup, Zico (Enquanto um dos Producers), participaram do Show Me The Money. Agora, o programa é um hot topic nas letras dos rappers, falando coisas boas ou ruins. Qual a sua opinião sobre o programa? É algo positivo ou negativo?

(FANA) Esse programa e eu compartilhamos uma relação tempestuosa. Muitos fãs de K-HipHop aqui na Coreia sabem disso. Eles me chamam em toda temporada. A primeira temporada em que eu participei foi a pior. Eles queriam esconder minha carreira e me mostrar no show como um novato desesperado (Eles disseram: Precisamos de um personagem). Isso foi um insulto pra mim, meus fãs, para o Hip-Hop underground. Muitos rappers e fãs ficaram com raiva disso.  Então, eu, é claro, rejeitei isso. Mas, como eu já disse, eles me chamam toda temporada, sem nenhum pedido de desculpas. Uma coisa engraçada é que meu primeiro álbum foi distribuído pela Mnet (Produtora do Show Me The Money e canal televisivo). Na quarta temporada, eles queriam que eu participasse do show como um producer junto com o Zico (Rapper do Block B e membro da Buckwilds crew). Então eu finalmente concordei, pois me pareceu ok se o Zico estivesse comigo. Mas, eles me cortaram faltando poucos dias para começar as filmagens. Tudo mudou. O programa sempre vai estar associado ao dinheiro e as políticas da indústria da música. Eu fui uma vítima no meio de uma negociação entre as grandes companhias. Agora, eu estou do lado oposto do programa, como um rapper underground.

(RAP MADE IN KOREA) Quando você iniciou o seu trabalho organizando o The Ugly Junction? Você pode explicar aos leitores do blog os objetivos deste trabalho?

(FANA) Eu iniciei os trabalhos com o TUJ desde 2010. Eu organizei aproximadamente uns 60 shows ao vivo. Muitos artistas famosos se apresentaram nos meus shows quando eles ainda não tinham grandes nomes, como Zico, Geeks (Louie & Lil Boi), Simon Dominic, Loco, Zion.T, Crush, The Quiett, Dok2, Beenzino, Mad Clown, Paloalto, Swings, C-Jamm, Olltii, Giriboy, e muitos, muitos outros, é incontável. Em 2013 eu fiz uma competição entre as artistas do rap. As finalistas continuam indo muito bem. Ash-B, Jvcki Wai, KanaBATHE, Cocca, AG0, por exemplo, elas são o futuro das "femcees" coreanas. E recentemente eu estou produzindo outra série de shows ao vivo chamada "Bal-ah (발아)", que significa germinação de sementes. Este show apresenta os artistas talentosos, porém, sem chance de se apresentar. A coisa mais importante do meu trabalho com o TUJ é fazer com que a cultura continue e nunca acabe.

(RAP MADE IN KOREA) O que você pensa sobre o futuro do Hangul Hip-Hop? Que artista rookie podemos esperar grandes coisas?

(FANA) Muitos rookies estão indo muito bem. Mas, eu tenho observado e pensado sobre a falta de variedade dos trabalhos deles. Mesmos beats, mesmos estilos, mesmas vozes. Eu acredito que eles precisam encontrar suas próprias personalidades.

_____________________________________________________

E com isso, chegamos ao fim de mais uma postagem! A dedicação do Fana em relação ao Hip-Hop é algo realmente inspirador! Foram respostas que nos ajudaram a gente entender como funcionam as coisas na Coreia em relação ao Rap. Enquanto uns buscam o dinheiro e a fama a qualquer custo, outros permanecem na batalha, remando contra a maré, defendendo com umas e dentes os seus ideais! Vocês gostaram da postagem? Contem pra gente! Além disso, conheçam mais do trabalho do Fana, vale muito a pena!



0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website TemplatesFreethemes4all.comFree CSS TemplatesFree Joomla TemplatesFree Blogger TemplatesFree Wordpress ThemesFree Wordpress Themes TemplatesFree CSS Templates dreamweaverSEO Design