Olá pessoal!
Recentemente, uma questão polêmica tem começado a surgir com mais frequência no Rap coreano: sobre a existência dos Ghost-Writers (Escritor fantasma, traduzindo para o português). O que seria isso? São pessoas que produzem alguma coisa no anonimato, e outra pessoa recebe os créditos sobre o que foi feito. No caso especifico do Rap, os Ghost-Writers são Rappers, e que muitas empresas do segmento de entretenimento corano (SM, JYP, Star Empire, entre outros) utilizam Ghost-Writers principalmente nas partes dos Raps nas músicas de K-Pop.
O rapper Dok2, CEO da Illionaire Records, em um debate sobre o Rap coreano na Universidade do Sul da Califórnia (USC), quando perguntado sobre o que ele acha da presença dos idols rappers ele disse que ''não se importava, são seres humanos igual a nós''. A entrevistadora posteriormente perguntou: e as rappers mulheres? Dok2 disse que ''não acredita que elas escrevam suas próprias letras''. Duas interpretações podem ser feitas nesse caso: 1) Dok2 se referiu as rappers das girlbands de K-Pop ou 2) Dok2 foi extremamente machista e duvidou da capacidade das mulheres de escreverem raps. (O vídeo abaixo mostra o momento exato da pergunta e a resposta do Dok2)
Independente do posicionamento do Dok2, implicitamente ficou presente no discurso dele a questão: Se as rappers não escrevem suas letras, quem as escreve? Aí que a polêmica do ghostwriting surge. No programa de sobrevivência, Unpretty Rapstar, do canal Mnet, em suas duas edições, tiveram idols rappers presentes entre as competidoras. Na primeira edição, a Jimin, que ocupa a posição de rapper do grupo Ace of Angels (AOA), depois do fiasco no primeiro episódio aonde as rappers tinham que fazer um rap de apresentação, introduzindo-as (ver vídeo abaixo, 3:14).
Depois disso, a Jimin começou a desenvolver letras consistentes, tendo uma evolução durante o programa e se saindo bem nos desafios, ganhando duas músicas (Uma com o Verbal Jint e outra com o MC META e o Nuck) ao ponto de as outras rappers se sentirem ameaçadas. Em tempo: Um dos rappers mais respeitados do cenário underground coreano, o Innovator (Semi-Finalista no Show Me The Money 4 e ex membro da crew Jiggy Fellaz) trabalhava na FNC Entertainment durante o período em que a Jimin estava no Unpretty Rapstar. Posteriormente, o Innovator assinou contrato com a FNC Ent. depois de sua boa participação no SMTM4. Com essa relação interna na FNC Ent e a consistência das letras da Jimin, a hipótese de que o Innovator foi o Ghost-Writer da Jimin parece bem plausível.
Esse instrumental é do Cornega, "Industry", música super politizada e com uma pegada dos anos 90. O rap americano dos anos 90 é a maior inspiração do Innovator, dá pra acreditar que ela realmente escuta esse tipo de som? https://www.youtube.com/watch?v=Eg-M63vv3-Y
É importante destacar que a Hyorin é uma artista da Starship Entertainment, que tem expandido suas referências musicais e vem abrangendo o Hip-Hop, recentemente o programa "No.MERCY" conteve uma disputa entre os trainees da Starship para debutarem. Os trainees vencedores geraram a boyband MONSTA X. Além disso, o rapper Mad Clown, também muito respeitado no underground, é um dos artistas da empresa. Suas composições são extremamente boas e profundas. Também é plausível a possibilidade de o Mad Clown ter sido o Ghost-Writer da Hyorin, considerando todos estes elementos colocados acima.
Já a Jeon JiYoon não apresentou letras tão poderosas, mas também teve a sua capacidade questionada por vezes no programa. JiYoon é uma artista da Cube Entertaiment, que possui em seu cast de artistas o rapper Yang Junhyung da boyband de sucesso BEAST. As letras que a JiYoon apresentou no programa não tem o mesmo perfil das composições do Junhyung, porém ela com certeza não foi desamparada, e minimamente conseguiu sobreviver no programa. Em tempo: JiYoon entrou durante o programa e conseguiu chegar nas Semi-Finais do Unpretty Rapstar. Não sem problemas.
A Yezi também levanta suspeitas, foram letras muito pesadas, porém as hipóteses em relação a ghost-writers por parte dela ficam um pouco difíceis de sustentar pela ausência de evidências e conexões de sua agência, a LOEN. Por último a Yubin, que apresentou letras muito regulares no programa, porém sua participação no programa foi mais para cumprir tabela e gerar alguma mídia positiva, do que necessariamente competir de fato.
Porém, a presença destas idol rappers no Unpretty Rapstar, e do festival de idol rappers no Show Me The Money 4, apresentam algumas importantes questões de fundo: 1) Alguns idols rappers sem espaços de destaque em seus grupos, tentam a sorte nestes programas de sobrevivência em busca de modificações em sua carreira, ou construir um espaço mais sólido na sua agência depois de provarem (ou não) o seu valor enquanto artista. 2) Estes idol rappers vão aos programas para gerarem publicidade para debuts ou comebacks dos seus grupos. O exemplo mais emblemático foi o caso do Vernon (rapper do SEVENTEEN), eliminado em uma fase posterior do Show Me The Money 4. 3) A indústria musical coreana hoje está totalmente focada em se apropriar o Hip-Hop enquanto conceito estético e sonoro para suas músicas. É a fórmula musical do momento. Diversas boybands como o mesmo conceito estão estão surgindo ao mesmo tempo. Em 2015, BTS, MONSTA X, 24K, MYNAME, UNIQ, MADTOWN, dentre outros, foram grupos que utilizaram o mesmo conceito, a mesma estética. Inclusive por vezes fica difícil de diferenciar um grupo do outro. O caso do MYNAME chama mais atenção, pois a rapper line do grupo (Jun.Q e SeYong) não possui vivência NENHUMA no underground, passaram um bom tempo promovendo no Japão e seu recente comeback, apresentou raps com uma estrutura muito diferenciada em comparação aos raps das músicas dos outros grupos. A consistência e o flow apresentados são muito bons, o que torna a hipótese de ghostwriting muito plausível. Escutem a música, principalmente a parte do Seyong, o segundo rapper.
Em uma recente entrevista para o site Asian Junkie, o rapper Bizzy (Membro do MFBTY, junto com o TigerJK e a YoonMirae) veja a entrevista aqui: http://www.asianjunkie.com/2015/04/16/interview-with-mfbty-trio-talk-wondaland-getting-blacklisted-idols-reality-shows-and-more/, declarou que foi Ghost-Writer de diversos idol rappers, porém, não revelou seus nomes por questões éticas e óbvias (é um de seus trabalhos, fonte de renda), comprovando que esta relação entre o Rap coreano underground com o mainstream existe.
Este tema não é consenso entre os rappers. Uns condenam firmemente este tipo de prática, dizendo que quem leva os créditos de uma letra escrita por alguém não é um rapper. Outros, defendem que essa prática pode ajudar a elevar a qualidade musical, e que os Ghost-Writers conseguem traduzir as sensações e ideias que um artista pode apresentar, mas que não sabe colocar isso em um papel. E vocês? O que acham sobre este tema? Deixem suas opiniões!!!!
6 comentários:
adorei a postagem, mas ainda não consigo dizer se isso é bom ou ruim :/
Oi Anne! Que bom que você gostou da postagem! Realmente é um tema polêmico e difícil de definir uma posição contra ou a favor!
Obrigado pelo comentário e continue acompanhando o blog, tem muita coisa legal por vir! =D
Sobre as meninas do UR, Jimin pra mim com certeza não escrevia suas próprias letras,querendo ou não ela é uma das piores rappers idols que já vi...
Sobre Hyorin e Jiyoon as possibilidades são muito grandes tbm, sobre Yezy e Yubin acho difícil... e acho que faltou a Sua nessa lista, a chances do Teddy Park ter escrevido boa parte dos raps dela no pro programa...
Agr sobre o MYNAME eu achei um pouco desnecessário, os garotos treinam a muito tempo, e geralmente quando uma música é produzida, não é só os meninos que fazem, muitas vezes a música é editada várias vezes para ficar boa, "No more dream" do BTS por exemplo,foi escrita e reescrita quase 100 vezes, até ficar perfeita... sem contar que quando um idol participa da produção de suas próprias músicas, geralmente a empresa de 20 músicas que o ídolo fez, eles pegam 2 ou 3, definitivamente só as mais perfeitas, por isso eu acho que os meninos do MYNAME realmente participaram da produção das músicas deles, talvez não tenham feito ela inteira sozinha, mas colaboraram na produção...
E não acho que para um rapper ser bom ele tem que ter experiência no ubderground, existem muitos idols mais talentosos do que rappers de vdd, só que muitas vezes a própria empresa não deixa o idol mostrar esse talento...
Mas o texto ficou bom, gostei :)
Ah desculpe pelos erros na minha escrita, meu teclado do celular não colabora muito comigo kkk
Olá Iza, muito obrigado pelo comentário. É importante inclusive expor as divergências, pois sem elas a gente não avança para compreender melhor as coisas!
Quando falamos em experiência no underground, essa vivência é bem significativa para um rapper idol, liricamente falando. Pois ele tá em contato com uma outra realidade, outros rappers, diferente de um trainee que passa 5, 6, 7 anos, dentro de uma empresa em intenso treinamento sabe? Obviamente que a capacidade de escrever raps pode ser adquirida nessas condições, porém a vivência potencializa, entende? Tem uma diferençazinha! :D
KKKKKKKKKKK que besteira, deu pra entender normalmente o/
Postar um comentário