Resultados do HIPHOPPLAYA Awards 2015. Conheçam os Vencedores!

Olá pessoal, tudo bem??

Aproveitando o clima do Oscar e suas premiações, nosso post será dedicado a apresentar e comentar os resultados da premiação da webmagazine HIPHOPPLAYA, o maior e mais conceituado site com conteúdos totalmente dedicados ao Rap e ao R&B coreano.

O processo de votação do "HIPHOPPLAYA AWARDS FOR 2015" e suas categorias, foi totalmente conduzido pela internet. Nas categorias, constavam os indicados pelo site, através de seus críticos musicais, porém, existia um campo em que qualquer pessoa poderia indicar um outro(a) rapper/cantor(a), possibilitando ao público expressar até alguma discordância em relação aos nominados(as) pela crítica do HIPHOPPLAYA.

Essa premiação é importante para os/as rappers, pois durante o período de votação, entre Janeiro/Fevereiro, os nominados(as) compartilharam bastante os links de votação em suas redes sociais, como Facebook e Instagram. Ser indicado a uma premiação do HIPHOPPLAYA representa bastante para os/as artistas da cena, pois é uma vitrine grande, e garante bastante visibilidade ao trabalho dos/das nominados(as). Vejam na imagem abaixo as categorias!






1) ARTISTA DO ANO: E-SENS




1º E-Sens (41,477%) / Zico (21,532%) / Deepflow (14,838%)


Artista do ano: E-Sens. Que reviravolta foi esse ano de 2015 para o E-Sens. Depois da guerra de diss Control, na qual o E-Sens atacou fortemente seu antigo companheiro de Supreme Team, Simon Dominic e o CEO de sua antiga agência Amoeba Culture, Gaeko (Dynamic Duo), o E-Sens voltou a ser notícia, quando no dia 06 de Abril do ano passado foi apreendido pela polícia por uso de maconha. (Entenda o caso: http://www.soompi.com/2015/10/13/simon-dominic-testifies-for-e-sens-in-court-and-claims-some-responsibility-for-his-marijuana-use/ Mesmo na prisão, em Agosto de 2015 o E-Sens lançou o seu álbum "The Anecdote", com vários rappers promovendo seu trabalho nas redes sociais, incluindo o próprio Simon Dominic. O álbum topou diversos
coreanos, como o Naver e a Mnet. Letras consistentes e fortes são a grande marca deste álbum, escutem a faixa título do álbum abaixo, com legendas em inglês.

           


2) NOVATO DO ANO: BEWHY


1º Bewhy (48,283%) / 2º Zico (21,093%) / 3º Genius Nochang (12,053%)



Membro da crew $exyStreet (Junto com o C-Jamm), o rapper Bewhy neste ano de 2015 se consolidou na cena do rap coreano underground, ganhando fama e respeito. Depois de uma positiva participação no Show Me The Money, Bewhy fez uma série de colaborações com diversos rappers, além de ter sido extremamente requisitado para shows em diversas cidades coreanas. Bewhy também fez uma pequena participação no Unpretty Rapstar 2. O rapper se destaca também por sua versatilidade. O MV de sua track "The Time Goes On", lançada no ano passado, ultrapassou mais de 1 milhão de visualizações no YouTube. Por conta de seus feitos em 2015, além da solidez de seus trabalhos, Bewhy conquistou a maioria dos votos.

           

3) MELHOR COLABORADOR DO ANO: BABYLON



1º Babylon (21,344%) / 2º Nucksal (19,820%) / 3º Beenzino (16,147%)

Representante do R&B coreano, Babylon foi um dos cantores mais requisitados para colaborações no ano passado. Sua voz melódica pode ser encontrada em trabalhos com rappers como a Jessi, Paloalto e Zico. Foi uma vitória acirrada e surpreendente, pois ele desbancou nomes de peso no Rap coreano, como o Nucksal e o Beenzino.




4) ÁLBUM DO ANO: THE ANECDOTE (E-SENS)


           1º E-Sens - The Anecdote (53,105%) / Deepflow - 양화 (16,469%) / Jay Park - Worldwide (12,910%)

Sem dúvidas o melhor álbum do ano. Kang Minho (Nome real do E-Sens) já sabia os rumos que sua sentença na prisão iria levar, mas deixou essa jóia antes de ser preso. Suas músicas lideraram charts musicais como Naver e Mnet. A porcentagem de votação para essa categoria mostrou uma diferença esmagadora para os trabalhos do Deepflow e da surpresa Jay Park. Esse álbum definitivamente entrou para a história do Rap coreano.


                                                                  Tracklist do "The Anecdote" (2015)


5) PRODUTOR DO ANO: CODE KUNST



                          1º Code Kunst (29,993%) / 2º Gray (25,018%) / 3º Genius Nochang (18,360)

Code Kunst
é um dos maiores beatmakers da Coreia do Sul. Domina o ofício como ninguém. Super requisitado no underground, Code Kunst fez mixtapes em que convidava rappers para rimarem em seus beats, tamanha a importância e respeito que ele possui na cena. Em 2015, Code Kunst assinou com o selo HIGHGRND, filiada a YG Ent e administrada pelo Tablo (EPIK HIGH). Também no ano passado, Code Kunst lançou o álbum Crumple, onde ele reuniu um time seleto para colaborarem em suas músicas. Owen Ovadoz, Paloalto, C-Jamm, UglyDuck, Giriboy, dentre outros fizeram parte desse trabalho.

          
          


6) MÚSICA DO ANO: KEITH APE - IT G MA


1º Keith Ape - It G Ma (Feat. JayAllDay, Loota, Okasian, Kohh) (16,598%) / 2º Deepflow - 작두 (Feat. Nucksal, Huckleberry P) (13,796%) / 3º C-Jamm - Illusion (13,374%)


Sim, música do ano. Nem precisava de votação na verdade. Keith Ape, com sua track "It G Ma"colocou o Rap coreano nos holofotes. Junto com os rappers JayAllDay, Loota, Okasian e Kohh, em uma rara colaboração entre rappers coreanos e japoneses, It G Ma ganhou ampla audiência após o vídeo ser publicado no portal WORLDSTARHIPHOP, o maior site dedicado ao Rap dos Estados Unidos, comparando o Keith Ape ao rapper OG Maco. Inclusive It G Ma é muito similar a música e o clipe de "U Guessed It" do OG Maco. Várias acusações de plágio surgiram no Twitter, o próprio OG Maco disparou várias vezes contra os rappers da The Cohort. Keith Ape e seus ninjas declararam que se inspiraram sim em OG Maco, mas que colocaram seus estilos próprios na música.

Mesmo com os protestos do OG Maco, a música continuou a viralizar, inclusive o famoso produtor americano Jermaine Dupri retweetou It G Ma. Resultado disso tudo, é que em questão de meses tudo mudou na vida do Keith Ape, e para a The Cohort até certo ponto também. O rapper foi morar em Los Angeles, rompendo com a Hi Lite Records e assinando com a CXSHONLY, gravadora da qual o rapper Dumbfoundead faz parte. Um remix de It G Ma, com nomes conhecidos na cena do Rap americano, como Wacka Focka Flame, Father, Dumbfoundead e A$AP Ferg. O MV da colaboração original (KOR x JAP) já atingiu a marca de 20 milhões de visualizações. É o clipe de rap coreano mais visto na história.




7) MELHOR MV DO ANO: KEITH APE - IT G MA


1º Keith Ape - It G Ma (Feat. JayAllDay, Loota, Okasian, Kohh) (27,178%) / 2º C-Jamm - Illusion (20,557%) / 3º Vasco - Whoa Ha! (10,732%)



MV feito com baixo custo de produção, como a grande maioria dos MVs dos rappers coreanos, mas que cativou muita gente pelo mundo. Milhares de gifs foram feitos depois desse clipe, os gestos, e os efeitos especiais se tornaram fonte de inspiração para outros clipes no ano. Dirigido por Jan'Qui e o Art Dealer, o sucesso foi tanto, que eles foram chamados para colocarem efeitos especiais no clipe de "Dr Pepper" da CL, que coincidentemente, tem participação do OG Maco. Irônico né?


          


8) ARTISTA DE R&B DO ANO: DEAN


                                            1) DEAN (28,552%) / 2º Zion.T (23,978%) / 3º Crush (18,711%)

O Dean é um fenômeno difícil de explicar. Ele simplesmente destronou o Zion.T e a sua poderosa canção "Yanghwa Bridge". Este cantor de R&B surgiu com força em 2015, com uma série de colaborações notáveis com rappers como Zico e Dok2. Simultaneamente, debutou nos EUA, com a faixa "Im Not Sorry", com o premiado cantor Eric Bellinger.Também já fez colaborações com Crush, Zion.T, Jeff Bernat, Anderson Paak. Mas a trajetória de Dean já possuía grandes feitos, escrevendo músicas para grupos famosos de K-Pop como EXO e VIXX. Em 2016 podemos esperar muito mais desse grande cantor.


          


9) COLABORAÇÃO DO ANO: DEEPFLOW - 작두 (Feat. Nucksal & Huckleberry P)


1º Deepflow - 작두 (Feat. Nucksal & Huckleberry P) (12,5%) / 2º Tablo x Joey Badass x Code Kunst - Hood (10,1%) / 3º Keith Ape - It G Ma (Feat. JayAllDay, Loota, Okasian & Kohh

작두 realmente dominou 2015. Deepflow disponibilizou o instrumental dessa música, que retoma as tradições do boom bap, que estão um pouco apagadas na Coreia. Porém o underground entendeu a mensagem do líder da VISMAJOR COMPANY, e muitos remixes de 작두 surgiram na internet, sendo um dos beats mais usados, se não, o mais usado pelos rappers.


           


10) MIXTAPE DO ANO: SWINGS - "Levitate"


         1º Swings - Levitate (43,311%) / 2° Loopy - King Loopy (25,055%) / Nafla - THIS & THAT (23,725%)


Depois da controversa saída antecipada do serviço militar (A junta médica do Exército Coreano deu um parecer pela saída do rapper do serviço militar por instabilidade mental). Swings voltou ao Rap game, e já chegou disparando tiros em sua mixtape Levitate, lançada no final do ano passado. Com um remix de "Energy" do Drake... "I got enemies, got a lot of enemies..." Swings soltou punchlines pesadíssimas que miraram grandes nomes do rap coreano, inclusive Paloalto da Hi-Lite Records.  Nessa mixtape, Swings mostrou que tinha muita raiva para ser canalizada em forma de música, e o peso de seus sons garantiram esta premiação para o mesmo, mostrando que a Just Music está na briga pelo seu espaço.



          


11) MELHOR SHOW DO ANO: HUCKLEBERRY P


                                    1º Huckleberry P (24,12%) / 2º The Cry (7,12%) / 3º Dokdo (6,0%)


Sou um pouco suspeito pra falar, pois o rapaz que vos escreve é muito fã do Huck P. A escolha desse show não é a toa. Presença de palco única e inigualável, interatividade com o público, além de suas músicas serem pura poesia. Sério, não preciso nem falar mais nada. Vejam o vídeo e tirem suas próprias conclusões.


          



12) ARTE DE ÁLBUM DO ANO: DEEPFLOW



                                                                            1º Deepflow - 양화 (12,7%)


13) LETRA DO ANO: C-JAMM - "Illusion"



1º C-Jamm - Illusion (16,6%) /2º Dok2 - 내가 (Feat. Beenzino & The Quiett) (7,0%) / Keith Ape  - It G Ma (6,0%)

Ah, Illusion... Essa música do C-Jamm causou o maior rebuliço quando surgiu no final do ano passado, se tornando um dos assuntos mais comentados entre os fãs de rap coreano. Inclusive já falamos algumas vezes dela por aqui no blog, olhem os posts anteriores. Foi necessário até um vídeo do C-Jamm conversando com o Swings para explicar os motivos da elaboração da música. Lembrando que essa categoria dá destaque a linha mais significativa que surgiu no ano, e não sobre a letra inteira da música.

         




14) GRAVADORA DO ANO: AOMG




                                 1) AOMG (22,8%) / 2º Just Music (14,4%) / 3º Vismajor Company (12,7%)

O ano de 2015 foi de muito trabalho para a AOMG. Em busca de se fortalecerem na cena, lançaram diversas produções, participaram de programas como Show Me The Money e Unpretty Rapstar como produtores, e recrutaram a cantora de R&B, Hoody para o time, além de assinarem com o conglomerado de empresas do ramo de entretenimento CJ&EM, assim como a Hi-Lite Records. Sob o comando de Jay Park e Simon D, o objetivo é chegar ao topo, e estão indo na direção certa.

          




15) ÍCONE DE MODA DO ANO: ZICO



                                              1º Zico (22,1%) / 2º Okasian (14,4%) / 3º Beenzino (8,6%)

Categoria meio estranha, mas os coreanos valorizam bastante essa questão do swag, e das roupas que os rappers vestem. Ponto pra o Zico.


16) ASSUNTO DO ANO: THE ANECDOTE (E-SENS)


1º The Anecdote (E-Sens) (37,8%) / 2º Korean Rap sucks, bad (Keith Ape) (13,1%) / 3º CJ E&M Hi-Lite Records e AOMG (10,5%)


Sem dúvidas o grande vencedor foi o E-Sens, com o seu álbum "The Anecdote" sendo o assunto mais comentado do ano entre os fãs de rap coreano. Superando a declaração bombástica do Keith Ape na revista Noisey, dizendo que o "Rap coreano era ruim" e a entrada dos selos Hi-Lite Records e AOMG no conglomerado CJ E&M (O comentário era de que esses selos se venderam para o mercado).


17) ESTRELA EM ASCENSÃO DO ANO: NAFLA


                               1º Nafla (32,536%) / 2º Owen Ovadoz (21,377%) / 3º JUSTHIS (16,812%)
Coreano, mas radicado em Los Angeles, EUA. Nafla faz parte do coletivo MKIT RAIN, juntamente com Loopy, Owen Ovadoz e Bloo. Por ter crescido fora da Coreia, seu Rap se desenvolveu a partir de outras influências, no caldeirão multicultural que é LA. Cada vez mais é requisitado para shows em sua terra natal, ganhando audiência e alguns inimigos também. Diversas diss tracks tem surgido em ataque aos rappers de LA. Porém isso não tem abalado Nafla, que segue trabalhando bastante, e 2016 promete grandes feitos desse rapper.

          


________________________________________
Com isso, chegamos ao fim de mais uma postagem. Gostaram? Agora é necessário destacarmos uma coisa: A ausência de rappers femininas entre as nomeações. Infelizmente, pois elas não deixam a desejar em nada em termos técnicos. Por isso que trabalhos como o do Fana Kim e o The Ugly Junction são fundamentais e as femcees sempre estão presentes nesses espaços.

Uma outra ausência notável é o selo Brand New Music, apesar de estarem em evidência o ano inteiro, e seus artistas lançando trabalho a cada mês, nenhum deles entrou no top 3 das categorias. San E deve ter ficado desapontado...

Obrigado a todos pela leitura! Se puderem, compartilhem nossa postagem, e comentem o que acharam dos vencedores! Tem alguma sugestão de pauta? Mandem pra gente!!!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website TemplatesFreethemes4all.comFree CSS TemplatesFree Joomla TemplatesFree Blogger TemplatesFree Wordpress ThemesFree Wordpress Themes TemplatesFree CSS Templates dreamweaverSEO Design