[ÁLBUM] JAY PARK - WORLDWIDE (2015)




Por Adriana Amorim

Como a grande maioria já sabe, recentemente o rapper Jay Park (AOMG) lançou um novo álbum. O trabalho intitulado "Worldwide", possui 18 faixas e varias participações de rappers ativos no underground sul-coreano. Algumas das musicas já são conhecidas, pois tiveram o seu lançamento antes do álbum, mas a grande maioria, só foi apresentada ao publico com o lançamento do álbum completo.



O álbum esta bem variado e atende a todos os gostos. Começando desde os que gostam de batidas mais dançantes até aqueles que preferem batidas mais pesadas. Além das colaborações de rappers de peso no Hip-Hop coreano. Separamos para vocês um breve resumo para cada uma das faixas:




1) Worldwide = Fala de como ele conseguiu chegar onde chegou com seu talento, mesmo algumas pessoas não acreditando nele. Conta com a participação de Dok2 e The Quiett (Illionaire Records), que acompanharam de perto a trajetória dele e relatam um pouco disso em suas letras, combinadas com uma batida forte, produzida por Cha Cha Malone (AOMG), que combinou bastante com o flow dos 3.



2) Don’t Try Me = Essa musica tem a mesma temática de Worldwide, porem, com a participação de UglyDuck (AOMG/Buckwilds) e com um sentimento diferente e mais ameno. A produção e refrão ficam por conta do Gray, que combinou as letras com uma batida leve, descontraída e dançante.
3) My Last = Essa com certeza a maioria já conhece! My Last tem uma batida contagiante o suficiente para agradar a qualquer um. A letra fala em como Jay já teve varias mulheres, mas agora que conheceu a garota perfeita, quer que ela seja a ultima em sua vida. A batida ficou por conta da produção do Cha Cha Malone e tem a colaboração do Loco (AOMG/VV:D) e do Gray (AOMG/VV:D). Essa musica possui MV, que foi lançado antes do álbum. Vocês podem conferir a explosão de cores e abs nesse link:


4) Mommae = Bom, Mommae é a musica que fala de curvas, cama, e “bolinhos de arroz que crescem”, sim, foi esse o termo usado na letra para definir as partes baixas do Sr. Jay Park! A batida é extremamente dançante e tenho certeza que ao ouvir, você vai inconscientemente mexer o corpo no ritmo, é inevitável! A produção ficou por conta do Gray, colaboração do UglyDuck e a musica também tem um MV, com direito a participação de Zico (Block B/Buckwilds), Loco , Simon D (AOMG) e Gray.



5) You Know = Musica de divulgação do álbum, com a participação de Okasian (Hi-Lite Records) nos raps e Hyuna (4Minute) no cliple, como “a mina que recebe as ligações do Jay quando ta bêbado e vai correndo, mesmo sabendo que ele não vai leva-la a serio”. Acho que com esta breve explicação sobre o papel da Hyuna, não é necessário falar sobre a letra né? KKKKKKKKKK. Esta musica também foi produzida pelo Cha Cha Malone. A musica também possui MV, que você pode conferir abaixo
. Curiosidade: as cenas do MV que se passam na boate, foram feitas na Secret Society, boate que pertence ao rapper Vasco (Just Music).




6) Cha Cha Cypher = Bom, esta musica não tem um assunto definido, pois por se tratar de uma cypher track, conta somente com uma batida simples (produzida por Cha Cha Malone), mas perfeita para acomodar os vários estilos de rima e temáticas dos rappers participantes, que são o G2 (Hi-Lite Records), Giriboy (Just Music/Buckwilds), Vasco (Just Music), Dayday, Seo Chulgu (Angdreville) e Dj Wegun  fazendo os scratches. Essa musica é ótima para quem quer se aprofundar mais no Hip-Hop coreano e conhecer novos rappers, pois variedade de estilos é o que não falta.

7) When = É uma musica com batida que lembra as musicas do final dos anos 90. Tem participação do Tablo (Epik High) e critica levemente quem diz ser do Hip-Hop, e aqueles que acham que para ser sucesso é necessário ganhar milhões e sempre ser 1° lugar nas paradas. Produzida por Cha Cha Malone.

8) Want It = A musica aborda varias coisas, mas acredito que o foco principal é como eles conseguiram atingir seus objetivos, mesmo quando varias pessoas torciam contra o seu sucesso. Tambem produzida por Cha Cha Malone, com uma batida no estilo Trap. Genius Nochang (Just Music) participa da faixa junto com B-Free (Hi-Lite Records).

9) My = Mais uma vez, ele fala em como foi difícil o caminho até o sucesso, mas desta vez, sem deixar de “agradecer” os fãs, os artistas de sua empresa, família e Deus. A faixa tem a participação do amor unilateral de Jay Park no Show Me The Money, Lil Boi (GEEKS/Buckwilds) e produção de Cha Cha Malone.

10) F*ck boy = Esta é uma musica de controvérsia, porem aparentemente, nas letras Jay fez uma diss para J.Y.Park (CEO da JYP Ent.). A letra da a entender que JYP continua prejudicando o Jay Park após ele ter deixado a agencia e que isso o causou seu ódio pelo J.Y.Park. A letra tensa, combina muito bem com a batida pesada feita pelo Junior Chef (Beatmaker da The Cohort) e o estilo do Bewhy (Sexy$treet), UglyDuck e Sik-K (Yellowsmob).

11) B-Boy Stance = Fala de viver a vida intensamente, mesmo com as dificuldades e, acima de tudo manter sua postura (no caso dele, postura de B-Boy). Mas creio que o destaque desta faixa é a batida oldschool, que lembra as musicas dos anos 90, mas sem deixar de lado algumas referencias dos anos 80. A batida te deixa a sensação de realmente estar em meio a uma batalha de B-Boys. A musica conta com participação do rapper Yankie (Amoeba Culture), Dj Wegun e Dj Friz nos scratches e Cha Cha Malone na produção.

12) Life = Aqui o Jay fala em como foi difícil ficar longe de casa, ser chefe de família e subir os degraus da fama, mesmo com as dificuldades em seu caminho. A letra tem participação de veteranos como Paloalto (Hi-Lite Records), Gaeko (Dynamic Duo/Amoeba Culture) e o Dj Wegun. Musica produzida por Groovy Room.

13) Boss = E depois de nos contar como foi difícil conseguir atingir o patamar de vida atual, finalmente ele nos conta como é bom não precisar de um emprego, pois agora é o chefe. A produção foi feita pelo Yultron, que fez uma mistura muito boa de rap com elementos eletrônicos e participações do Loco e do Ugly Duck. Essa musica também conta com um MV, que você pode conferir aqui:



14) LOTTO = Essa faixa possui participação do Geegooin (Rhythm Power/Amoeba Culture), participante do SMTM4. Infelizmente, não consegui informações sobre a letra da musica e meu coreano é péssimo! Então, essa vou ficar devendo. Produzida por Jahlil Beats.

15) Mommae = A faixa 15 trata-se de um remix, porem com participações de Crush (VV:D/Amoeba Culture), Simon D e Honey Cocaine, também produzida por Gray.

16) In This B*tch = Esta musica não aborda um tema especifico, vai desde como ele acha o rosto dele bonito e sabe que as garotas da noite querem ele, além do fato de que ele não desiste de metas e sonhos. A produção foi feita pelo Gray, que combinou a letra com uma batida suficientemente forte, porem, não agressiva.

17- On It = Em On It, Jay mostra o seu talento com as rimas, diz como as pessoas ficam perplexas com o fato de um idol “cuspir fogo” e ainda fala como gostaria de ter uma garota “mexicana, negra ou brasileira com a bunda grande”. Participação do Dj Wegun e produção do Gray. Confira o MV:




18) Seattle 2 Seoul = E pra finalizar, essa musica possui uma letra mais madura, fala do medo de perder a família e a responsabilidade que ele tem com ela, de orar por força quando se esta em um momento de desespero. A batida é calma e acho que foi uma ótima escolha, levando em consideração a letra mais séria. A faixa foi produzida por Slomdug.

Minha opinião:
Bom, não é novidade que Jay Park vem fazendo muito bem em sua carreira solo, tanto antes, como após lançar a AOMG. Seus trabalhos anteriores sempre foram recheados com influencias do Hip-Hop, mas com uma pegada mais mainstream. Worldwide realmente me surpreendeu! Tanto pela participação de vários rappers que eu gosto reunidos, quanto pela escolha das batidas.
A progressão do álbum foi perfeita. Começando com a já tão famosa colaboração com a Illionaire, depois batidas alegres e descontraídas, dançantes, até chegar em Cha Cha Cypher, que é bem comum no movimento Hip-Hop, mas dificilmente se vê em álbuns de artistas com apelo mainstream. A partir daí o álbum fica bem consistente e com uma cara bem underground.

Destacando a faixa 8 (minha preferida, tanto por conta da batida, quanto do feat) a pegada é totalmente pesada e, mantendo a o estilo até a faixa 11, que é bem oldschool e com certeza agrada gregos e troianos.
O álbum me agradou muito, é visível que ele evoluiu bastante na construção de suas letras. A escolha dos rappers para colaborarem em Worldwide foi perfeita! Mas sou suspeita para falar, pois gosto de quase todo mundo que participou do álbum e indico que vocês procurem por trabalhos dos outros rappers envolvidos nesse trabalho.

Pra mim este álbum deixou claro que Jay Park conseguiu o seu lugar no Hip-Hop coreano e não vai demorar muito para perder a imagem de idol que alguns fãs de Hip-Hop tem dele. Não que ser um idol seja um problema, na verdade vejo isso como versatilidade, mas ainda existem pessoas que os veem com certo preconceito.
Para mim o álbum esta mais do que aprovado e aconselho que ouçam todas as faixas e desfrutem da ótima produção que foi feita.
Talvez em uma próxima postagem eu fale um pouco dos rappers que colaboraram nas faixas. Por enquanto, é só.
Obrigada! 

____________________________
Baixe "WORLDWIDE" no link abaixo:
http://k2nblog.com/album-jay-park-worldwide/

0 comentários:

Postar um comentário

 
Free Website TemplatesFreethemes4all.comFree CSS TemplatesFree Joomla TemplatesFree Blogger TemplatesFree Wordpress ThemesFree Wordpress Themes TemplatesFree CSS Templates dreamweaverSEO Design